sábado, 15 de agosto de 2009

Empresa: Religião

Essa história é antiga, é de conhecimento geral mas, com a disputa entre as emissoras, está no foco da discussão novamente.

Religião vem de religare, significa ligar o ser humano a algo maior, o que a religião poderia trazer.

Para muitos a religião é vista como fruto de criação divina, mas quem conhece um pouco de sociologia e antropologia sabe que a religião, tal qual se apresenta atualmente é, na verdade, fruto da criação humana.

A religião tem várias funções, e, na sociedade brasileira, dentre elas estão a de acalmar e ajudar as pessoas a aceitarem as agruras da vida, na fé de que algo maior sabe o que faz e de que uma hora a justiça será feita. A religião também tem a função social de reconhecimento, pertencimento e coesão.

Porém, algumas religiões sempre estiveram ligadas à questão financeira.

O que vemos são algumas religiões que, na verdade, não passam de empresas. Instituições que levam as pessoas a crerem, que as orienta de uma maneira não destrutiva ou auto-destrutiva, que lhes dá algum tipo de paz, é algo positivo. Mas, quando essas instituições passam a atuar como empresas que visam ao lucro, mentindo, ludibriando, praticando ações ilícitas, aí algo deve ser visto.

É bem verdade que cabe à população, aos cidadãos em geral desenvolverem um senso crítico que deve funcionar como um alerta, mesmo em momentos de crise e desespero. Na falta deste alarme, o Estado deve atuar. A justiça deve atuar.

5 comentários:

Darling-Suely disse...

É verdade Cris, enxergamos ai a falta de ética e moral.
Realmente muitas religiões infelizmente tem cunho financeiro, tanto que a reforma protestante é decorrente das indulgências cobradas pela igreja católica. Hoje as pessoas se aproveitam da fragilidade de outras para praticar a extorsão. Eu sempre fui católica, mas também não aceito muitas coisas que o catolicismo impõe.

.:.A Luciana.:. disse...

Mas a Justiça e o Estado compactuam com o demônio, Cris! E ver os fiéis afirmando isso totalmente céticos/ignorantes do que lhes acontece me deixa P da vida. Deveriam tomar vergonha na cara de explorar pessoas tão ignorantes, pobres... vê se rico dá o apartamento e o carro pra igreja!

=/

Algumas pessoas esclarecidas costumam "demonizar" a religião, ironicamente falando. Mas quando a religião traz conforto, paz e ajuda a pessoa a ser alguém melhor, ótimo... O que deve ser demonizado é a má fé das pessoas que estão na condução da religião, não acha?

BEijos, Cris!

Má Dias disse...

Oi
estou seguindo o seu blog
Parabéns pelas matérias!!
Beijos*

jessicka disse...

Cris....gosatria que vc desse a sua opinião lá no blog sobre a política de cotas!!!

Cesar disse...

Religare apenas com Lactancio, numa visão dualista. Se pegar o vocabulo tendo sua origem em Religio ou mesmo Relegere, vera um significado mais adequado, indicando a maneira pela qual se devota respeito a algo.