quinta-feira, 1 de maio de 2008

Alexis de Tocqueville


"Eu, por mim, digo que, para combater os males que a igualdade pode produzir, só existe um remédio: é a liberdade política"

Autor: Alexis de Tocqueville







Tocqueville é um autor cuja obra admiro muito e cujas idéias influenciam muito a visão que tenho de certas coisas. Filho da aristocracia burguesa, este francês nasceu em 1805 e faleceu em 1859. Passou o período de quase um ano nos EUA (1831 - 1832) e esta experiência rendeu a obra "A Democracia na América". Naquele momento ele apontava traços que viriam a fazer dos EUA uma das maiores potências mundiais, e a visão de trabalho e organização política adotada por eles teria um papel fundamental nisso tudo. Não sou estudiosa de Tocqueville, mas a importância atribuída em sua obra à organização dos indivíduos, no que se refere à política, me chama muito a atenção. Falemos especificamente do Brasil... as pessoas gostam muito de reclamar da política, de atribuir todos os males da sociedade aos políticos, "lavando as mãos" no que se refere aos acontecimentos políticos. Ora, mas se cada um não se preocupar com o que é seu, quem irá se preocupar, o presidente? Não quero dizer que os políticos não devam zelar pelas questões políticas, eles tanto têm essa obrigação, que seus cargos são pagos, ou seja, a política é sua profissão. No entanto, quando falamos de uma empresa, os interessados estão sempre analisando seus funcionários, vistoriando seus passos. Mas e nesta grande "empresa" que recebe o nome geral de País, quem vistoria o trabalho dos "funcionários" da classe política?

Postado no http://cogitoergosum.zip.net em 25/05/2005.


Um comentário:

Cris Pironi disse...

[Silvio Alvarez] [www.perdidonametropole.zip.net]
Oi Cris! Que legal seu blog! Curto muito citações e temas que estimulem um bom debate! Um abraço! Do amigo Silvio Alvarez!

29/05/2005 21:39

[Sassy]
Sei o quanto vc gosta desse cara... só entrei para constar que eu tb

27/05/2005 16:59