quinta-feira, 1 de maio de 2008

Partidos políticos II - a missão

Recebi diretamente vários comentários de amigos leitores a respeito de meu texto sobre Lula e PT.

Uns alegaram que eu estava sendo branda com Lula e/ou PT, outros diziam que nem sempre a corrupção foi tamanha e outros disseram q eu tinha uma visão errada do PT. É uma pena que estes leitores não manifestem sua opinião sob a forma de “pitaco” aqui no BLOG, pois assim todos os leitores teriam acesso a essas opiniões, o que enriqueceria muito nosso debate.

O que me preocupa ainda é a visão das pessoas de que o PT é muito diferente dos outros partidos. Procurei ser o mais clara possível no que se refere à minha opinião sobre partidos políticos. Não defendo o PT e nem nenhum outro, e também não os ataco além do necessário. Para tentar esclarecer um pouco isso que procurei passar, vou transcrever aqui um texto do UOL com a opinião do cientista político Walder de Góes.

Em tempo, também sugiro a leitura do livro Esquerda e direita no eleitorado brasileiro, de André Singer.

"Um partido é de esquerda só até ser eleito", diz cientista político

Da Redação

O Partido dos Trabalhadores comemora hoje 25 anos de vida. Os que estão no governo, incluindo o presidente Lula, claro, admitem que governar é bem mais complexo do que fazer oposição. E os que estão mais longe do poder, os da ala mais à esquerda do partido, dizem que o PT perdeu o rumo. A festa ficou pra março, pelo menos depois que já se souber quem é o presidente da Câmara. O partido tem mais de 800 mil filiados, governa 411 prefeituras, três Estados e, por enquanto, tem a maior bancada da Câmara: 90 deputados.
Para o cientista político Walder de Góes, do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos, o PT está num processo de amadurecimento comum aos partidos de esquerda que chegam ao poder. "O PT ainda não amadureceu. E 25 anos é insuficiente para seres humanos e também para instituições criarem juízo. Mas o PT está vivendo um processo acelerado de transformação".
O analista contou a Lillian Witte Fibe que em 89, depois da primeira derrota de Luiz Inácio Lula da Silva, ele já acreditava que o partido estava passando por mudanças. "Cometi um erro, porque seriam necessárias mais duas derrotas para que o PT fizesse uma trajetória parecida com a que aconteceu em outros lugares do mundo. Por exemplo na Itália, com o Partido Comunista, e na Inglaterra, com o Partido Trabalhista. Esses partidos migraram da esquerda para o centro e criaram uma nova identidade".
Questionado se existe espaço para partidos de esquerda no Brasil e no mundo, Góes foi categórico: "um partido é de esquerda só até ser eleito".

O PT está fazendo o que se esperava?
Walder de Góes disse que o PT se surpreendeu com a magnitude da tarefa política que pegou pela frente. "Eles foram pegos de surpresa, não sabiam que era tão exigente. Talvez tenhamos de dar mais tempo para que o partido amadureça".
Ele lembrou que o PT tem evitado grandes plenários para não bater de frente com a militância. "Se pensarmos na convenção nacional do PT, que se reunirá em setembro, mais da metade está mais à esquerda do que o governo Lula. O partido está transitando da esquerda para o centro, o que significa uma mudança ideológica muito importante".

PT e PSDB são diferentes?
Para o cientista político há uma disputa programática no centro entre PT e PSDB. "A diferença ideológica entre eles é muito pequena. O PT concorda com o compromisso macroeconômico, mas acredita mais fortemente que através da ação estatal possa promover crescimento econômico e distribuição de renda. Já o PSDB tem uma postura mais liberal, com menos força do Estado".
Segundo Walder de Góes, o centro é a faixa dominante e sairá vencedor quem conseguir fazer seu melhor papel. "Se um PT com sua marca histórica ou um PSDB que saiba se distinguir da social democracia pregada pelo PT. Porque o virou também uma social-democracia. Há uma identidade disputada pelos dois partidos. É uma briga interessante".

Página da web: http://noticias.uol.com.br/uolnews/brasil/entrevistas/2005/02/10/ult2614u86.jhtm


Postado no http://cogitoergosum.zip.net em 11/07/2005.

Um comentário:

Cris Pironi disse...

[Sassy]
Ah Fá... só podia ser vc mesmo querido!!!

14/07/2005 16:45

[Fábio]
as pessoas estao tao fechadas naquilo q acreditam q nao consgeuem nem se abrir pra entender um texto. para mim ficou td muito claro. o problema desses assunto q vc trata aqui e q de assuntos de sociedade, politica, medicina e futebol tds acham q sao phd e falta humildade pra tentar entender como as coisas funiconam mesmo.na minha area q e economia isso tb acontece. show de bola.

12/07/2005 13:13

[Sassy]
Cada um entende aquilo que quer entender... estou chegando a essa conclusão. Discutir, concordar ou não com embasamento acrescenta, enriquece nossas idéias e pode ampliar nossa visão. É uma pena que as pessoas não aproveitem esse espaço. Opiniões são sempre bem vindas. Eu fico com Voltaire "Posso não concordar com todas as palavras que tu dizes, mas defenderei até o fim o teu direito de dizê-las."

11/07/2005 20:05