quinta-feira, 1 de maio de 2008

Homossexualidade - mamãe e mamãe, papai e papai

Queria falar um pouco sobre o homossexualidade hoje.

Na minha opinião o casamento entre casais homossexuais deve ser regulamentado e ponto final. A adoção de crianças por casais homossexuais também era algo em que eu acreditava (porém, não com tanta certeza quanto em relação ao casamento dos mesmos).

Na semana passada vi um comercial na GNT sobre uma série de documentários que irão ao ar sobre o tema da homossexualidade. Na propaganda uma cena me chamou a atenção... um menininho, no meio dos pais homossexuais, insistia em dizer “mamãe” enquanto os pais repetiam “papai e papai”... Eu sempre achei que tanto a classe social quanto a idade ou sexo dos pais não eram determinantes na criação dos filhos, mas sim a consciência dos pais e o tipo de educação e suporte que estes seriam capazes de dar aos seus filhos.

Depois de ver aquela imagem uma série de questões passaram a formigar na minha cabeça. Não digo que passei a ser contra a adoção de crianças por homossexuais, mesmo até porque não tenho conhecimento o suficiente para dizer isso, mas passei a me questionar sobre o que esta estrutura familiar diferente da convencional poderia trazer para o universo da criança.

Hoje a homossexualidade é mais aceito na sociedade, mas preconceito ainda existe e seria hipocrisia dizer que não. Num certo momento decidiram que homossexualidade seria pecado, doença mental, aberração (vale destacar aqui o papel da Igreja Católica nesta definição)... Hoje não é mais visto desta maneira, pelo menos oficialmente, mas ainda há muito que se caminhar nessa direção. Afinal, mudar uma mentalidade que existe há séculos não é algo fácil, sobretudo numa sociedade como a brasileira.

Então fiquei pensando... será que se a homossexualidade já fosse algo mais incorporado à sociedade, isto é, visto com naturalidade e como algo banal em nosso cotidiano, bem como a família constituída na base homossexual, essas crianças também encarariam o fato de outra maneira? Mas daí me vem o questionamento: como essas crianças encaram esse fato? Será que isto altera a formação deles, isto é, será que esta formação será diferente da adquirida por crianças filhas de casais heterossexuais? Se sim, por que? Em que?

Se alguém conhecer pesquisas sobre o assunto, tiver alguma opinião a respeito ou, melhor ainda, se estiver vivendo ou tiver vivido essa experiência ou conhecer alguém que vive ou viveu esta experiência peço que, por favor, ajude com informações que possam colaborar para que eu consiga estruturar essa questão na minha cabeça... Quem sabe não existem mais pessoas com a mesma dúvida?


Postado no http://cogitoergosum.zip.net em 29/05/2005.

Um comentário:

Cris Pironi disse...

[Billy T.]
Oi Cris! Sou leigo nesse assunto mas tenho minha opiniao. Toda adocao deve acontecer para se dar uma opurtunidade de vida digna a uma crianca. E nao para satizfazer vontade de um adulto de ter filhos. Uma crianca nao nasce de dois pais ou de duas maes. Elas podem ate ser criadas por homossexuais mas na sociedade que vivemos nao e este o conceito de familia. A familia nasce da uniao de um homem e uma mulher que podem desde que ferteis gerar filhos. A duvida que eu tenho e somente em relacao a possiveis traumas ou preconceitos que essa crianca possa vir a ter no futuro.

05/06/2005 23:03

[Fefo]
Oi Cris, gostei tanto do seu blog que resolvi voltar e comentar. A questão do homossexualismo é realmente muito polêmica e complexa. Nossa sociedade já está estruturada de maneira a excluí-los desde a Idade Média, por isso acredito que o preconceito ainda existirá por muito tempo. Quanto à adoção de crianças por homossexuais, acredito que o contexto no qual a criança cresce a influencia muito, portanto uma criança criada nestas condições provavelmente seria diferente das demais, não negativamente, nem positivamente, mas apenas com idéias e visões diferentes, principalmente quanto ao homossexualismo. Apesar disso, acredito que a adoção por homossexuais pode ser uma boa ajuda para o problema das crianças desabrigadas e abandonadas.

31/05/2005 18:43

[Murilo]
Acho que diante da atual organização da sociedade, uma família constituida por pais homossexuais pode talvez num primeiro momento causar um desvio de comportamento dessa criança, porém quando começar a ter noção do mundo a sua volta provavelmente fara sua opção sexual, independente dos pais. Se ter pais homossexuais fosse dominante para a criança ser homossexual, um casal hetero nunca teria filhos homossexuais. Outro ponto a ser considerado é que para essa crianças é melhor ter uma família de pais homossexuais que não ter família ou ser explorada pelos pais e ficar pedindo dinheiro em semáforos.

31/05/2005 17:44

[Althy]
Bom eu nao tenho conhecimentos para adentrar com profundidade no tema. Assim falarei da minha impressao e valores. Pessoalmente eu sou contra o homossexualismo em virtude dos meus ditames morais e culturais contudo nao quer dizer que nao aceite. Tenho amigos homossexuais e os respeito da sua decisao. Afinal eu nao aceitar nao quer dizer que deva proibir ou censurar. Neste aspecto fica a pedra fundamental da democracia. A vontade popular nao é unica e uniforme isto é uma utopia... entao cabe ao estado democratico defender a igualdade e a liberdade de opniao e ao cidadão em aceitar a diversidade de condutas. Esta conduta deve ser conduzida por respeito por ambas as partes.. assim cabe o homossexual ter uma vida digna e normal mas a aquele que nao corrobora de sua opinao o direito de ser do contra. Mas principalmente ambos numa açao saudavel.

31/05/2005 14:29

[Igor]
Continuação. Só assim vamos poder imaginar uma criança adaptada a essa nova realidade, mas como bem sabemos, a mudança de um paradigma é algo lento, portanto, só com muita discussão que um dia chegaremos a vir uma criança sendo adotada por casais homossexuais e não sofrer problemas de qualquer ordem. Espero que eu tenha conseguido ser claro e que a discussão continue. Bjão Cris, te adoro!

31/05/2005 12:57

[Igor ]
Um texto excelente que suscita demais a discussão de um assunto super complexo, que gera várias opiniões distintas. O texto aborda três questões de suma importância: família, criança e homossexuliadade. Na Idade Média, esses três conceitos eram visto de forma diferente de hoje. A criança não eram vista como tal e, sim, como adulto. Portanto, que não existia vestimenta para crianças. A família cumpria uma função - assegurava a transmissão da vida, dos bens e dos nomes - mas não penetrava nuito longe na sensibilidade. E por fim, a homossexualidade começou a ter esse aspecto de aberração a partir da pressão da Igreja, que se utilizava da Inquisição, decerto é que outrora era vista com mais naturalidade. Enfim, a questão torna-se polêmica, porque a estrutura familiar que temos em nossa mente é a que gente vive. Portanto, para aceitarmos casais homossexuais adotarem crianças é necessário que mudemos o paradigma vigente, como já foi mudado historicamente.

31/05/2005 12:49

[Vanessa]
Nossa adorei o texto mas sou meio leiga no assunto, mas de qualquer forma deixarei um pouquinho de minha opinião!O assunto é polêmico tanto que estamos sempre discutindo esse assunto, ja cansamos de ver a abordagem sobre o assunto, seria dificil discutir esse fato ja que infelizmente vivemos num mundo completamente preconceituoso...Sempre que pensarmos em homem x homem e mulher x mulher,nos soa estranho,isso pq ja somos informados o suficiente pra combater esse tipo de preconceito, se torna difícil aceitar! E pra uma criança, ela também sofrerá a discriminação da sociedade por conta de seus pais, em alguns casos pode-se haver uma rejeição por eles....ou não!!De qualquer forma devemos confiar na boa educação e criação dada por esses pais para que a sociedade comece a aceitar tal assunto!!!!

30/05/2005 21:52

[giulliabruxa] [www.fotolog.net/giulliabruxa]
Oi! rapidinho pq to perdendo hora! adorei seus textos e passo pra comentar com mais calma depois... só queria deixar minha opinião sobre estrutura familiar... depois de ter trabalhado anos e anos com crianças "carentes", percebi que, independentemente das teorias pedagógicas, psicosociais e afins, nada pode ser pior na vida de alguém do que a falta de estrutura familiar. e de vários anos lidando com questões complicadas na vida dessas crianças, em situação alguma o motivo do conflito era: meus pais são gays! entende!? os casos mais comuns são sempre: eu apanho, eu sou obrigado a trabalhar, meus pais bebem, meus pais se batem, falta amor lá em casa.... enfim, nunca o motivo foi a feliz opção sexual dos pais! claro, um "conceito" familiar novo, vai causar conflitos... mas quem cresce sem eles? q sociedade evolui sem isso?!!? totalmente apoiado, e já faz tempo! beijos pra vc!

30/05/2005 15:34

[Sassy]
Muito pertinente sua colocação e ótimo o momento já que estamos celebrando o orgulho GLBT. Também não tenho propriedade para falar nesse assunto, mas vou deixar aqui minha opinião. Preconceito existe, triste mas é fato. Eu acredito que o sexo dos pais realmente não influencie na criação dos filhos, preconceito sim. Infelizmente é cobrado por parte da sociedade uma certa estrutura familiar... "quem é sua mamãe/papai e o que ela/ele faz?" são questões apresentadas às crianças nos primeiros anos de escolares. Acho que a palavra de ordem é respeito. Crianças precisam de uma base familiar sólida, boa educação, carinho e muito amor... e isso independe do gênero dos seus pais.

30/05/2005 14:51