quinta-feira, 1 de maio de 2008

Diálogos da Classe Média

Se existe uma pessoa cuja oratória admiro, esta pessoa é Marilena Chauí. Sempre que a vejo falando penso comigo: “Se um dia eu tiver 1% da capacidade de oratória desta mulher serei uma pessoa feliz”.

Pro Grupo de Leitura e Reflexão li um texto desta brilhante filósofa que me fez rir muito... O texto se chama “Um retrato sem retoques da classe média brasileira” (in Revista Pau-Brasil no 9, Nov/dez, 1985). É incrível como, através de diálogos, ela conseguiu reproduzir tantos traços de hipocrisia da nossa classe média, eu lia e ria, boba com o fato de já ter ouvido frases como aquelas inúmeras vezes ao longo da minha vida.

Então tive a idéia de escrever esporadicamente aqui no BLOG alguns pequenos diálogos que traduzem de maneira fiel o que é nossa classe média. Sinto-me livre e capaz para fazê-lo. Livre pelo fato de fazer parte do objeto, o que acredito que me dê maior liberdade para criticá-lo e também capaz pela experiência do olhar distanciado e de estranhamento que a fantástica Antropologia me ensinou a ter.

Os diálogos não refletem a minha opinião, mas representam frases que já ouvi ou são inspiradas em situações que já presenciei. Acredito que muitos dos diálogos serão familiares para muitos dos amigos leitores.

Vamos colocar o dedo na ferida?


Postado no http://cogitoergosum.zip.net em 01/06/2005.


Um comentário:

Cris Pironi disse...

[Sassy]
Sobre o comentário anterior. Olha acho que todas as opiniões são válidas, mesmo que não concordemos com elas. Peço desculpas pelo termo chulo mas "o que o c* tem a ver com as calças". Na boa o assunto era outro completamente diferente. Sabe o que me pareceu... aqueles pseudo-intelectuais que falam por falar, sem ter sentido, só para dizer que leu tal coisa ou conhece tal autor. Se quer desabafar suas angústias tudo bem a gente entende, mas não acho que seja o caso desse espaço ou estou enganada? Na paz cara... só vamos tentar manter o assunto em pauta ok!

08/06/2005 20:53

[Inácio]
A última entrevista da Marilena que eu li foi naquela revista conservadora Primeira República. Ela aparecia na capa, com a indagação: "Se não for para mudar, Lula para quê". Depois nunca mais soube de qualquer opinião dela sobre o governo Lula.Alguém sabe?

03/06/2005 19:13

[Cris]
Sassy!!! Minha antropóloga preferida! Sempre me prestigiando! O q seria de mim sem suas opiniões? Obrigadapor td amiga!!!

01/06/2005 20:46

[Sassy]
Clap clap clap clap!!!!! Suas idéias são brilhantes... ai que orgulho desse blog. O texto da Marilena é realmente muito bom!!! Espero agora os "seus" diálogos. Beijins

01/06/2005 17:45