quinta-feira, 1 de maio de 2008

Corrida presidencial nos EUA

Uma vez definido o candidato dos republicanos (John McCain), os EUA seguem rumo à definição do candidato democrata.
Nada está definido, mas os últimos números apontam para uma vantagem de Barack Obama sobre Hillary Clinton. Pesquisas de opinião têm apontado uma vantagem de Obama sobre Clinton de mais de 10 pontos percentuais e Chris Dodd manifestou seu apoio a Obama. Dodd é o primeiro dos pré-candidatos democratas a apoiar Obama, mas analistas políticos acreditam que John Edwards deverá fazer o mesmo.
Ataques não têm faltado nesta disputa democrata, o que não é novidade no cenário político americano, onde a estratégia de atacar o oponente durante a campanha é algo corriqueiro.
Pensando, agora, na vitória do candidato democrata à corrida final pelo cargo de maior poder em todo o mundo, é interessante notar como ambas as opções trarão mudaças significativas na história política daquele país. Ou ganha uma mulher ou ganha um negro. É bem verdade que Clinton representa a continuidade, a perpetuação do clã dos Clinton no poder, enquanto Obama traz o novo, a renovação. Mas, ainda assim, ambos representarão uma mudança. Será interessante ver uma mulher ou um negro à frente da presidência dos EUA, e isso traz uma renovação na fé democrática. A subida de uma mulher ao posto máximo da nação em um mundo ainda machista, ou de um negro em mundo ainda racista é, sem dúvida alguma uma vitória. Os EUA ganham, a democracia ganha, todos nós ganhamos.

Postado no http://cogitoergosum.zip.net em 27/02/2008.

2 comentários:

Cris Pironi disse...

[Cris]
Outro dia estava vendo ele falar a uma platéia e, alem de ter um inglês ótimo de se ouvir (não teve uma palavra q eu não tenha entendido), ele tem um carisma q meu deus do céu! Só acho q está na hora de os democratas colocarem um ponto final nessa disputa interna q só está enfraquecendo o partido num momento em q deveriam se concentrar em um único ponto: a vitória na corrida final para se chegar à Casa Branca.

24/04/2008 00:16

[Lu]
Obama vai ganhar :)

16/03/2008 03:54

Sabrina Rogério Galvão disse...

Esse processo eleitoral é histórico. Mudanças significativas com certeza, muitas portas se abrirão na nossa velha-amada-e-odiada democracia. Talvez a questão da continuidade tenha um peso maior, a Hilary tem crescido nesses últimos dias e não tenho dúvidas que seja por conta disso... se bem que tenho que confessar uma quedo pelos discursos do Obama e não sou a única. Essa eu quero ver (no bom sentido).