quinta-feira, 1 de maio de 2008

Torcer pelo time ou torcer o pescoço de alguém? Eis a questão.

No sábado, dia 17/12 fui dormir bem tarde (ou bem cedo, como queiram), como é de direito de qualquer cidadão livre. Na manhã do domingo, dia 18/12, fui acordada com um grito, num auto-falante, ou sei lá o quê: “SÃOOOOOOO PAAAAULOOO!!!” E aí começou uma baderna horrível, gritaria, pessoas tentando virar ônibus, pessoas batendo em carros, enfim, tudo que possa haver de mais deplorável. E havia, também, um carro com auto-falantes que repetia incansavelmente: “PÁRABÉNS TORCIDA INDEPENDENTE, PARABÉNS!”

E lá, deitada na cama, apertando a cabeça com o travesseiro para abafar o som e em sobressalto a cada fogo de artifício que soltavam, fiquei pensando neste, digamos, “fenômeno”.

Acho que gostar de um esporte, de um time é, até mesmo, saudável. Mas fico pensando nesses torcedores “fanáticos”, nessas torcidas organizadas. A impressão que tenho é a de que se trata de pessoas que, carentes de uma realização pessoal de grande vulto, transferem seu desejo de serem “alguém” para o time de futebol, para os jogadores. E se matam em nome dessa paixão, destroem vidas e bens de terceiros. E os jogadores? Oras, os esportistas rodiziam dentre os diversos times de acordo com seu interesse profissional e financeiro. Enquanto os esportistas, que ganham milhões, jogam e seguem suas vidas, os torcedores apaixonados chegam a um tamanho grau de cegueira que faz com que confundam suas vidas com a do seu time, com que, não raras vezes, percam a noção do moral e socialmente aceitável e prejudiquem outras pessoas. Violência, infelizmente, é um termo facilmente associado à tais torcidas.

Tenho aqui em casa um livro de sociologia sobre torcidas organizadas. Assim que me sobrar um tempinho prometo lê-lo e comentar aqui as minhas impressões.

Ressalto aqui que o que me moveu a iniciar essa discussão foi o ocorrido aqui perto de casa, mas este é um fenômeno que poder ser observado na grande maioria dos países.

O que você pensa sobre esta questão?

PS: É importante ressaltar que não estou, em hipótese alguma, querendo dizer que este seja um problema somente dos torcedores do São Paulo. A observação nos permite constatar que este é um fenômeno generalizado, independente de time e, como já foi apontado no texto, verificado em diversos países.


Postado no http://cogitoergosum.zip.net em 21/08/2005.

Um comentário:

Cris Pironi disse...

[José A.N.Damasco]
Agora não tem mais desculpas.A atualização tem de ser diária. Parabéns pela conquista.

26/12/2005 21:18

[Sassy]
Opa, voltemos ao pai da psicanálise e a teoria do comportamento de massa, pessoas consideradas normais (se é que isso existe, eu particularmente acho que não) chegam a praticar atos absurdos que não fariam de maneira alguma se estivessem sozinhas. Essa é a realidade infelizmente. Que livro é esse que vc tem? Leia e depois me passe as sua impressões. Bom tema esse viu!!! Bjs

24/12/2005 14:11