quinta-feira, 1 de maio de 2008

Povo ou ralé?




“É possível sustentar que, embora criminoso ou estúpido o objetivo que a norma democrática pode alcançar em um determinado conjunto de fatores históricos, a vontade do povo deve prevalecer, ou, pelo menos, que não deve ser contrariada, exceto de maneira sancionada pelos princípios democráticos. Mas, nesses casos, é muito mais natural falar em ralé em vez de povo, e combater-lhe a criminalidade ou estupidez por todos os meios disponíveis.” (Joseph A. Schumpeter - Capitalismo, Socialismo e Democracia)

Acho ótima essa frase de Schumpeter contida em seu livro Capitalismo, Socialismo e Democracia, de 1942.

Existem várias visões da Democracia e uma delas é a da Democracia como método político, incapaz de um fim em si mesmo. Daí surgem aquelas situações em que processos claramente democráticos podem levar a resultados indesejados. Citemos como exemplo casos de perseguição a minorias (políticas, religiosas, etc), aprovados pela maioria. Se uma determinada decisão é tomada de acordo com o método democrático, é garantido que ela será justa? Evidentemente não. E aqui adentramos no terreno da justiça, o terreno do que é moralmente aceitável e ético.

Mas o que chama mais a atenção no trecho transcrito acima é a questão do povo, de quando ele adota uma postura que o faz deixar de ser povo para tornar-se “ralé”.

Existe aquela questão: freqüentemente quando estão em grupo as pessoas agem e adotam certas posturas em desacordo com suas crenças individuais. Em outras palavras, muitas vezes quando fazem parte de um grupo as pessoas se portam de uma maneira que jamais se portariam se estivessem sozinhas. O problema maior ocorre quando, motivados pela opinião pública, os cidadãos passam a tomar/apoiar decisões prejudiciais ao andamento de uma sociedade mais justa.

Afinal, como evitar que o povo incorpore a referida “ralé”? Como combater a “criminalidade ou estupidez”?


Postado no http://cogitoergosum.zip.net em 24/07/2005.

Um comentário:

Cris Pironi disse...

[Marcus (orkut)]
Surpreendente. O blog, como um todo. Kixs

25/07/2005 03:23

[Rossano]
Olá Cris, Povo ou ralé tanto faz, só sei que a democracia atualmente não está ajudando, talvez, o ideal seja trabalhar com o governo da honra chamado por Platão em a República de timocracia. Depois escrevo mais.. bjs

24/07/2005 23:47

[Sassy]
Ae garota.. além de Schumpeter mandou bem com Freud e seu "comportamento de massa". Vou mandar de Adorno (em resposta ao pai da psicanálise) e dizer que existe saída para essa situação e ela consiste em "esclarecer-se sobre o que leva a converter-se em massa, para opor uma resistência consciente à propensão para 'seguir' à deriva num comportamento de massa." Bjs

24/07/2005 22:08